Fique de olho na circulação sanguínea!

Problemas de circulação sanguínea são causados pelo funcionamento atípico do sistema cardiovascular e têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil.

Tudo culpa de fatores como má alimentação e sedentarismo, habituais de uma grande parcela populacional. Mas você sabe identificar os sinais que podem apontar para um problema de circulação?

AnaMaria Digital conversou com o pessoal do Cartão de Todos e separou 5 sintomas que podem indicar algo anormal em seu sistema de circulação sanguínea. Confira!

1. VARIZES
Em geral, elas vêm acompanhadas de dores nas pernas e indicam que, provavelmente, o processo de retorno do sangue ao coração não está funcionando adequadamente.

Algumas condições contribuem para o surgimento das varizes: histórico familiar, hábitos de vida e de alimentação não saudáveis, alterações hormonais, entre outros pontos.

1. INCHAÇO
O inchaço nas pernas pode estar vinculado a algum impedimento do fluxo sanguíneo. Um dos motivos possíveis para esse funcionamento atípico é o entupimento de alguma veia.

Além das veias estarem dilatadas, ocorre um acúmulo do plasma — parte mais líquida do sangue — nos membros inferiores do corpo, ocasionando o inchaço e a dor.

2. CANSAÇO E PESO
Sabe aquela sensação de cansaço e de peso nas pernas? São sintomas bastante característicos nas condições de má circulação relacionadas a problemas no sistema linfático.

3. MANCHAS MARRONS
Os motivos para o aparecimento de manchas nas pernas são diversos. Uma das possíveis causas para o escurecimento em alguns pontos da pele periférica pode ser a insuficiência venosa.

Quando relacionadas a um problema de circulação, essas manchas compõem a dermatite ocre. Essa pigmentação ocorre onde houve extravasamento do sangue e do plasma para a camada subcutânea da pele.

4. PARALISIAS MOMENTÂNEAS
O formigamento nos membros inferiores também podem indicar algum problema no sistema circulatório. A principal associação é com o entupimento de artérias e a pressão alta.

O formigamento, a dormência ou a paralisia momentânea ocorrem por falta de oxigenação nas pernas e pés, fazendo com que os membros periféricos não tenham energia suficiente para se movimentar.

Na incidência de qualquer um dos sintomas, procure ajuda médica, já que problemas de circulação podem evoluir a casos sérios de Trombose, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Aneurisma.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado — medicamentosos ou cirúrgicos — podem diminuir a chance de problemas mais graves.

TEXTO: Redação
REVISÃO: Ana Mota/Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Marcos Souza

SUPERVISÃO: Vitor Balciunas 
CRÉDITOS: Tenor | Freepik

Clique Aqui