Como usar óleos essenciais

Você já ouviu falar que os óleos essenciais são ótimas opções para tratar questões emocionais e físicas?

É claro que em alguns casos não podemos dispensar os métodos tradicionais, principalmente se tratando de doenças crônicas.

Entretanto, evitar o uso excessivo de medicamentos e apostar em tratamentos alternativos é uma saída para atingir o equilíbrio e reduzir os efeitos colaterais dos remédios.

Pensando nisso, o osmólogo Fernando Amaral, CEO da WNF, forneceu as principais dicas sobre o uso de óleos essenciais. Confira!

O QUE SÃO?
 Óleos essenciais são formados em plantas aromáticas e fazem parte do seu sistema imunológico e de proteção.

Por exemplo, a laranjeira produz o óleo essencial de laranja na casca de seus frutos para conservá-los durante mais tempo.

A extração do óleo é feita com um processo de destilação a vapor d’água, sendo a substância mais concentrada que existe na natureza para aplicação na saúde humana.

A FAVOR DA NATUREZA
Nas plantas, os óleos essenciais atuam como conservantes, protegendo-as da decomposição, causada por fungos e bactérias. Assim, têm propriedade bactericida, viricida e fungicida.

Além disso, por terem nascido no meio celular da planta, os óleos essenciais entendem a linguagem das células. 

Então, quando passamos no corpo ou inalamos, eles penetram no organismo e mandam informações para as nossas células e nossos sensores - ativando o olfato, por exemplo. 

RECUPERANDO BOAS SENSAÇÕES
Óleos essenciais são substâncias naturais de altíssima performance na saúde e na beleza do organismo humano. Eles atuam através de massagens, banhos, fricções e compressas.

Vale ressaltar que, embora a gente fale em óleos essenciais, eles não possuem nenhuma oleosidade. São bem mais parecidos com álcool e acetona do que com óleo propriamente dito. 

3 ÓLEOS ESSENCIAIS PARA A SUA ROTINA
Segundo Fernando, é possível atingir as funções dos óleos pelas técnicas de aplicação e por suas propriedades. Confira os mais indicados:

1) Óleo de lavanda: Sistema nervoso. Boa opção para dormir e relaxar sentindo o aroma através de difusores. Em torcicolos, a dica é espalhar o óleo na região, massageando a área.

2) Óleo de melaleuca: Espinhas, pequenos cortes, frieiras. Além disso, ajuda na cicatrização de pequenas feridas ao aplicar apenas uma pequena gotinha no machucado.

3) Óleo de alecrim: Sistema circulatório. Óleo adequado para escalda-pés e massagem nas pernas, com a finalidade de melhorar a circulação. 

COMO COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS
Procure uma farmácia de manipulação, assim é mais seguro garantir a qualidade do material. Fica a dica!

TEXTO: Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital
REVISÃO: Milena Garcia e Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Milena Garcia
 
CRÉDITOS: Tenor | Freepik

Clique Aqui