Algodão pima: vale a pena?

Quando o verão chega e as temperaturas começam a aumentar, todo mundo vê o quanto é desconfortável usar roupas pesadas ou que absorvem calor - como as peças pretas!

Para os bebês isso não é diferente, e eles também precisam de roupinhas adequadas para aguentar os dias quentes sem incômodos.

Nesse caso, uma das opções mais indicadas é o algodão pima peruano. Quer saber mais? AnaMaria Digital conversou com especialistas em enxoval de bebê para esclarecer as principais dúvidas.

1. O que é o algodão pima?
"É um algodão da espécie Gossypium Barbadense, cuja principal característica é ter a fibra extra longa”, explica Luciana Andrade, fundadora da Passalinho.

Segundo a especialista, essa fibra torna o algodão bem mais macio e resistente do que o algodão comum. 

Cultivado em pouquíssimos locais do mundo, o algodão pima é delicado e precisa ser colhido à mão para evitar que a sujeira do solo se misture às fibras - tornando o processo mais lento e caro.

O tecido produzido a partir da fibra de algodão pima tem altíssima qualidade, apresentando um toque suave, fresco e resistente, além de ser naturalmente hipoalergênico. 

2. Qual a vantagem das roupinhas em algodão pima?O algodão pima é mais macio, além de suave e resistente do que o algodão convencional - como explica Luciana. 

Como é desenvolvido com fibras mais longas, não quebra com facilidade e precisa de menos ‘emendas’ na transformação para fio. 

"Na prática, isso significa que pode ser lavada mais vezes sem formar as incômodas ‘bolinhas’, que dão para as roupas o aspecto de velhas", ressalta. 

3. Por que roupas em algodão pima funcionam bem no verão?"Um ponto positivo é que é um 'tecido respirável', permitindo que a sua pele respire no calor", explica Lory Buffara, CEO da Mommys Concierge.

Ela completa: "Se seu bebê suar, há absorção e, no frio, não é uma roupa fria. Este equilíbrio térmico oferecido pela matéria-prima é ideal para a pele do bebê".

4. Como conservar roupinhas em algodão pima?
"O ideal é sempre lavar dentro de saquinhos para roupa delicada, usar sabão de coco e não adicionar amaciante nem alvejante", recomenda Luciana.

Por último, a especialista no assunto completa: "Torcer na mão, usar água na temperatura mínima, pois água quente destrói fibras naturais, e usar o ferro de passar em temperatura média”. 

TEXTO: Redação
REVISÃO: Milena Garcia/Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Marcos Souza

SUPERVISÃO: Vitor Balciunas 
CRÉDITOS: Tenor | Freepik

Clique Aqui