5 exercícios para o pós-parto
A gravidez mexe com os hormônios e o corpo da mulher, e os exercícios físicos são uma ótima forma de encontrar equilíbrio nessa fase de mudanças abruptas.
Após o parto, as atividades físicas podem ser vistas como aliadas para criar uma rotina para esse novo momento.
Pensando nisso, conversamos com especialistas em educação física e ginecologia para saber qual o melhor momento de retorno e quais precauções devem ser tomadas. Confira!
Quando posso voltar a treinar?
Segundo o ginecologista Henrique Cassiano, do Hospital São Francisco, varia entre 15 dias para mulheres que tiveram parto normal e 30 a 45 dias para quem fez cesariana.
Se houver complicações durante o parto, o tempo pode ser maior. Sempre lembrando que a mulher deve ter liberação do seu médico antes de iniciar as atividades e se sentir segura para começar.
Quais atividades estão liberadas?
Segundo o médico, a princípio, atividades leves em que o grau de intensidade possa ser aumentado gradativamente são as mais recomendadas.
É importante frisar que nem todos os corpos são iguais, por isso, há restrições de exercícios para algumas mulheres que podem não se aplicar a você, e vice-versa.
Por quanto tempo posso praticar?
É recomendado que a mulher pratique exercícios por 30 minutos ao dia, 5 vezes nasemana.
Quais os benefícios?
Segundo o ginecologista, os exercícios contribuem para fortalecer o abdômen, melhorar a postura, aumentar a flexibilidade, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço.
Além disso, podem aliviar o estresse, aumentar a qualidade do sono e reduzir o risco de depressão pós-parto.
A personal trainer da Academia Panobianco, Dara Gross, listou 5 exercícios para as mães praticarem que ajudam na recuperação:
1. Bicicleta sentada
Atividade leve, ideal para o primeiro momento em que o corpo está se acostumando coma rotina de exercícios e movimentação dos músculos.
2. Borboleta
Alonga tanto a região interna da coxa quanto melhora a mobilidade. Além disso, a atividade é uma ótima aliada para evitar o sedentarismo pós-parto.
3. Rotação externa de ombro com elástico
O exercício visa fortalecer a musculatura do ombro para que a mãe possa carregar o bebê sem causar lesões.
4. Abdominal
Trabalha o assoalho pélvico, períneo e a musculatura mais interna, podendo evitar aincontinência urinária e ajudar na diástase abdominal.
5. Banco adutor
Trabalha os músculos internos da coxa, ajudando a fortalecer as pernas e as partes inferiores do corpo da mulher.
TEXTO: Redação
EDIÇÃO: Milena Garcia
CRÉDITOS: Freepik e Tenor